Pedro Andrade
Turismo 3.0 / Cidade 3.0 – Uma Exposição Sociológica em Arte Móvel, de Artistas para Turistas e Cidadãos
2017
Banda Desenhada Sociológica, a partir de montagem de fotografias (1,5x1m )
@ Exposição Lisboa Cidade Aberta
Esta obra de arte introduz a exposição sociológica Cidade 3.0/Turismo 3.0, de que também faz parte. Em particular, esclarece o significado da arte móvel, no contexto das redes sociais e semânticas contemporâneas, acionadas por cidadãos e turistas.
Uma tal proposta de arte constitui um paratexto, no dizer de Gerard Genette. Ou seja, trata-se de um conjunto de conteúdos que funciona como um cartão de visita ou um aperitivo, para apresentação de outros conteúdos, como aqueles que se incluem na Galeria Sociológica Virtual.

BIO
Pedro Andrade (Portugal) é Investigador e Professor na Universidade do Minho. Participou em vários projetos relacionados com hypermedia e a arte e a sociologia, destacando-se: Performances interativas e electrónicas – Film Saboté Spatial nº 1, 1975, Body Cinema,1976, exibidos no Centre Pompidou-Paris, Institute of Contemporary Arts-London, etc; Pinturas digitais: desde 1985; primeiro CD multimédia cultural em Portugal, Ed. Aula do Risco, 1995; primeiro site na Internet em Portugal propondo um projecto cultural explícito (site da primeira revista Luso-Francesa Atalaia-Intermundos), no servidor PUUG, UNL,1995, que incluíu o primeiro ‘ciberquestionário’ sociológico português, em 1996; blogue híbrido experimental Hybrilog em 2005-6; literatura virtual GeoNeoNovela, 2009; questionário Multi-toque e Jogo das Tricotomias, 2010; Site semântico-lógico inserido em redes sociais e semânticas da Web 2.0/3.0, em 2011.